Cias Brasil

Perfil do anuário

Perfil do Anuário Estatístico

Conteúdo

No Anuário você encontra dados econômico-financeiros que permitem uma visão clara e objetiva sobre o desempenho da totalidade das companhias brasileiras listadas na BM&FBovespa. E ainda, quadros apontando a evolução dos indicadores econômico-financeiros das companhias agrupados segundo sua classificação setorial.

Você encontra, por exemplo, a série histórica dos 10 últimos anos da evolução real do ativo, do patrimônio líquido, lucro/prejuízo, receita líquida, resultado operacional, endividamento, giro do ativo e capital de giro; das companhias isoladas ou agrupadas por setores econômicos.

O Anuário publica também análise macroeconômica, artigos, legislação e autorregulação do mercado, entrevistas, análise de desempenho dos principais mercados e dos produtos com ações. Uma gama de dados reunidos em quase 200 páginas que fazem do Anuário a publicação mais completa sobre as companhias abertas brasileiras. E não podia ser diferente. A publicação tem a chancela da Abrasca.

Linha Editorial

A publicação não tem caráter opinativo. O objetivo é reunir dados e mostrar o desempenho das Companhias Abertas e sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país.

Características da publicação
Impressão: quatro cores, em papel couchê
Formato: 20,4 x 27,4 cm
Número de páginas: entre 120 e 150
Tiragem: 7.000 exemplares
Periodicidade: Anual
Circulação: agosto de 2011 (previsão)
Publicação: Bilíngue – Português/Inglês

Distribuição

O Anuário é distribuído para Analistas de Empresas, Analistas de Investimentos, Diretores e Gerentes de RI, Administradores de Carteiras, Autoridades, Dirigentes de Entidades, Diretores e Gerentes Financeiros, Estudantes de Graduação e Pós-Graduação, Imprensa Especializada, Investidores Nacionais e Estrangeiros e Prestadores de Serviços.

Seções

1. Brasil em Perspectiva – Artigos assinados por renomados profissionais do mercado de capitais.

2. Visão Econômica - Análise da economia brasileira.

3. Retrospectiva do Mercado – Dados estatísticos com o desempenho da BM&FBovespa e dos mercados de debêntures, FIDC, Notas Comerciais, o Índice de Sustentabilidade Empresarial, o Índice de Governança Corporativa, Aberturas de Capital e os pedidos de registros na CVM.

4. Produtos com Ações - Dados estatísticos de desempenho dos Fundos de Pensão, Clubes de Investimento, Fundos de Ações, PIBB e a carteira do BNDESPar.

5. Destaque setorial – Análise de desempenho dos seguintes setores, cujas empresas fazem parte do Ibovespa: agricultura, alimentos, bancos, bebidas e fumos, comércio, construção civil, energia elétrica, máquinas e equipamentos, metalurgia e siderurgia, papel e celulose, petróleo e gás, petroquímico e borracha, telecomunicações, têxtil e vestuário.

6. Evolução Institucional do Mercado - Síntese das principais medidas adotadas pelas entidades de classe para o desenvolvimento institucional do mercado de capitais. A Seção traz também as principais resoluções do Conselho Monetário Nacional, do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, do Instituto dos Auditores Independentes, do Comitê de Pronunciamento Contábeis e Instruções da CVM. Na Seção é publicada ainda uma entrevista com um renomado jurista para comentar os principais aspectos legais que ocorreram no mercado de capitais ao longo do ano, e o Plano Diretor do Mercado de Capitais.

7. Estatísticas - A Seção é aberta por um artigo comentando os indicadores econômico-financeiros de mais de 400 companhias abertas analisadas.

8. Indicadores Macroeconômicos - Tabela com indicadores das contas nacionais, índices de preço, taxas de juros e de câmbio, dívida do setor público, resultado fiscal, balança comercial, transações correntes e investimentos estrangeiros diretos no país.

9. Principais números das companhias abertas – Tabela que consolida os dados da amostra, com dados totais sobre receita líquida, ativo total, patrimônio líquido, recolhimento de impostos, participação das companhias abertas na formação PIB, geração de emprego e informações sobre indicadores do mercado de capitais.

10. Denominação das Empresas – Quadro com a denominação comercial e social das companhias, unidade da federação onde está instalada e código na CVM.

11. Estatísticas - Tabelas com os seguintes indicadores operacionais das empresas pesquisadas: desempenho das vendas físicas e das receitas operacionais, lucro/prejuízo do exercício, ativo e PL líquidos; Indicadores econômico-financeiros combinados: EBITDA, endividamento total, capital de giro, necessidade de capital de giro, grau de endividamento, valor econômico agregado. As empresas são agrupadas por setor de atuação e divididas em seu ramo de atividade (comércio, indústria, serviços, energia elétrica, turismo, saneamento, telecomunicações, transporte e logística e finanças).

Compõem também a série, tabelas mostrando a evolução, nos últimos 10 anos, dos principais indicadores dos setores comercial, industrial, serviços e finanças como a evolução real do ativo, do patrimônio líquido, lucro/prejuízo, receita líquida, resultado operacional, endividamento, giro do ativo e capital de giro.

Quer receber nossa newsletter?

2008 - Companhias Abertas - Todos direitos reservados

RIWEB

half banner

Agenda de Mercado

Acompanhe aqui todos os eventos de nosso Calendário.

Enquete Enquete